Análise da obra “Festa em Figueres” de Salvador Dali.
Esta imagem foi pintada por Salvador Dali, um dos mais famosos pintores espanhóis de todos os tempos.
Ele começou essa obra aos dez anos de idade e terminou aos doze.
Salvador Dali foi um artista importante do século XX. Ele era um pintor surrealista, que desenhava imagens de sonho, fantasias, nem um pouco parecidas com a realidade.
Suas obras atraem o olhar das pessoas pelo impacto, pela surpresa e pela beleza surreal de suas imagens.
Essa obra, Festa em Figueres, sua terra natal, pertence a uma época ainda distante do movimento surrealista, mas aos dez anos de idade, Salvador Dali já mostrava capacidade de observação ao pintar uma festa nas ruas da cidade.
Notá-se que ele buscava reproduzir no papel o efeito da luz dos fogos de artifício no céu noturno, acentuando a idéia de aguçamento nos traços inusitados e sem estabilidade desta parte da obra.
Podemos perceber o nivelamento (estabilidade) na pintura das pessoas e da noite escuras a fim de destacar a luz dos fogos. Perecebe-se também nas pessoas e nas cores usadas para destacá-las a idéia de pregnância, ou seja uma certa organização e ordenação ao pintá-las.Na idéia de agrupamento, destaco a silhueta dos prédios que compõem a cidade no plano de fundo da obra. A interação desses elementos (prédios) dão a idéia de ligação entre si.
terça-feira, 21 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário